quarta-feira, 27 de abril de 2011

UM IDEAL PARA HOJE!


      Quando olhamos para trás, vemos o quanto é verdade que a humanidade é extraordinariamente capaz de se reinventar e que esta estória de que “antigamente é que era bom” é, no mínimo, uma percepção equivocada de quem está vendo o seu tempo passar, inexorável, em direção a outro que, embora possa ter muito do passado e do presente, será totalmente novo.
     Assim, cabe-nos saber colher o rumo da história, os sinais dos tempos e aprendermos a ver que é impossível que hoje seja pior do que ontem porque o tempo para se viver é hoje e este é o melhor de todos, isto é, o nosso tempo, o tempo que não será vivido por ninguém mais a não ser por nós mesmos.
     De certo modo, quando se diz que estamos vivendo o fim da história, ou, que estamos nos estertore da espécie humana e que estamos indo em direção à barbárie, que chegamos ao fim da idéia de futuro, estamos, na verdade, sob a influência de uma forma de pensar que predomina no Ocidente desde o início da Idade Moderna e que se considera absoluta e definitiva.
    Não se esperava que para além das conquistas modernas fosse possível o retorno de velhas perguntas e o aparecimento de novas demandas humanas, para as quais as luzes da modernidade não tivessem respostas.
    Esplêndido! Basta que o homem que nasce com a modernidade acolha a idéia verdadeira de não ser Deus. - Poxa, diante de tantas conquistas que nos trouxe O Iluminismo e a Ciência, nem é tão grave assim. Só não conseguimos ser Deus e nem matá-LO como previram tantos, como também não fomos capazes de nos apoderarmos da árvore do conhecimento. Um pouco de humildade, talvez nos esteja faltando e nos fizesse bem.
     Um Novo Humanismo não se dará sem uma recolocação dessas realidades em seus devidos lugares.
     Religião e Ciência, Deus e o Homem, não são excludentes, mas, alto lá, também não permitem sínteses ideológicas porque os resultados destas aproximações sempre foram catastróficos para a História da Humanidade.
     Estas duas coisas, Ciência e Religião, pertencem como nos lembra Stanley Gould, a Magistérios não Intervenientes e devem se respeitar reciprocamente. As sínteses verdadeiras serão, sempre, resultado da vida, de experiências antropológicas, portanto, humanamente individuais e coletivas. Jamais ideológicas e intelectuais.
     O homem do humanismo que resultará da atual experiência da humanidade talvez seja o Homem-Deus porque o Deus deste homem é o Deus da Imanência que se encontra no coração de cada um de nós humanos, independentemente das culturas e dos credos que, sem negar a dimensão transcendente do Deus, inaugurará também uma Nova Transcendência e uma Nova Escatologia que é aquela de uma Sociedade mais justa, fraterna e unida em torno de uma única lei que é aquela de nos reconhecermos todos como irmãos, feitos para a fraternidade que parece ser, cada vez mais, o único caminho capaz de superar a “auto-propulsiva e enlouquecida circulação do capital”, (assim Slavoj Zizek resume Marx) que, por ser uma experiência histórica chegará, também, a sua exaustão.
      - Uma sociedade fraterna, fundada na cultura da partilha. Este é um Ideal pelo qual vale a pena viver hoje

quinta-feira, 21 de abril de 2011

ABERTURA

Sou daqueles que acredita, profundamente no ser humano. Na linha de grandes autores, acredito que a história será sempre consequência da capacidade do gênero humano em adequar-se às novas situações, quer sejam estas de caráter natural ou histórico.

A Mão Enorme                                                         Pássaro Avoado


Dentro da noite, da tempestade,                                                             I
a nau misteriosa lá vai.
O tempo passa, a maré cresce,                                 Vaso partido
o vento uiva.                                                             O mundo vaga
A nau misteriosa lá vai.                                             órfão de Hércules.
Acima dela
que mão é essa?                                                      Ababelado
Mão do piloto?                                                         Zeus chora
Mão de quem é?                                                      a morte de Cronos.
A nau mergulha,
o mar é escuro,                                                         Em estilhaços
o tempo passa.                                                         corredeiras precipitam
Acima da nau                                                           a face de Narciso
a mão enorme
sangrando está.                                                        Finda o horizonte para as flores 
                                                                                                  [da aurora das fontes.
A nau lá vai.
O mar transborda,                                                                              II
as terras somem,
caem estrelas.                                                           Fecham-se os oráculos
A nau lá vai.                                                             antes as cartas
Acima dela                                                               da última explosão da criação
a mão eterna
lá está.                                                                      Em algumas ilha Deus aguarda
                                                                                 A ciência concluir
                                                                                 A decomposição de seu criador.
                                                                                 Sobre ondas magnéticas
                                                                                 deuses de barro aportam
                                                                                 o estridente silêncio
                                                                                 das salas-de-jantar.


                                                                                 Erra a poesia por entre abismos, â espera 
                                                                                                             [da ressureição do verbo.

                                                                                                    III
                                                                              
                                                                                Alguma arca
                                                                                recolherá os anjos
                                                                                do andar superior?